segunda-feira, 6 de maio de 2013

TODO APOIO AO MOVIMENTO GREVISTA NA UEG!






Nós do MOVAUT – Movimento Autogestionário, colocamos publicamente o nosso apoio ao movimento grevista na Universidade Estadual de Goiás. O movimento é legítimo e apresenta reivindicações justas, a respeito de questões urgentes para esta instituição e que reflexões no resto da sociedade goiana e além dela. A situação da UEG não pode continuar dessa forma, pois sem falar das unidades com maiores problemas, estrutura inadequada e outras questões que afetam professores, estudantes e funcionários, as unidades mais estruturadas também passam por graves problemas de estrutura e falta de recursos, sem contar as necessidades gerais e não atendidas de professores, estudantes e funcionários.

Historicamente, todas as conquistas dos trabalhadores em geral é produto de sua luta, e a greve é um instrumental fundamental, uma das formas mais poderosas de pressão que os trabalhadores criaram para ter suas reivindicações atendidas. Durante a Revolução Industrial, a redução da jornada de trabalho e abolição do trabalho infantil não foram iniciativas do Estado e da classe capitalista e sim produto da luta e pressão dos trabalhadores. Da mesma forma, as demais conquistas históricas dos trabalhadores foram produto das diversas lutas empreendidas e dos movimentos grevistas desencadeados. Até mesmo quando alguns parcos e ilusórios benefícios surgem a partir do Estado, isso é produto da tentativa de cooptar setores da classe trabalhadora ou então para antecipar lutas e reinvindicações mais poderosas dos trabalhadores. A luta é fundamental para conquistas imediatas, para que a correlação de forças não seja desfavorável aos trabalhadores e o seu grau de exploração e opressão seja muito elevado. Esse é um momento da luta, que ajuda na mobilização, auto-organização, desenvolvimento de consciência dos interesses coletivos e sobre os mecanismos do poder, etc., que abre espaço para lutas mais amplas e gerais na sociedade como um todo, no sentido de poder contribuir com a luta coletiva pela transformação social e emancipação humana.
A UEG não entra pela primeira vez em greve. As greves desencadeadas anteriormente mostraram que as coisas mudaram muito pouco desde o seu surgimento até hoje. Com a transformação de faculdades isoladas na UEG e construção de novas unidades, o crescimento da instituição foi acompanhado pelo crescimento dos problemas. Uma expansão desordenada e por motivo eleitoreiros significou um processo de crescimento em condições desfavoráveis e sob forma politicamente controlada por partidos e governo. As greves anteriores fizeram reivindicações e algumas foram atendidas e outras proteladas, mas surtiram o efeito de mostrar que na UEG existem professores, estudantes e funcionários que não são mera “massa de manobra” e que lutam, reivindicam, agem. Um dos elementos diferenciais e positivos das greves anteriores e da atual na UEG é sua forma de organização, cuja marca é a participação de todos os setores da comunidade universitária: professores, estudantes e funcionários, rompendo com a tradicional separação por interesses grupais quando a questão é coletiva e as necessidades são comuns e as que não são assim, são complementares, pois contribuem com a qualidade do ensino, com a estruturação da instituição, etc. Desde a experiência do Fórum de Defesa da UEG até hoje essa experiência de unificação das lutas e da organização é uma das maiores conquistas desse processo, o seu elemento mais avançado. Assim se consegue unificar a luta em torno de interesses gerais de melhorias na universidade com interesses específicos cujo resultado é fortalecer a primeira.
Por isso, o Movaut oferece todo apoio ao movimento e suas reivindicações, mais do que justas e necessárias, tais como a reformulação do plano de cargos e vencimentos, realização de concurso público, aumento salarial, criação de restaurantes universitários e moradias estudantis, entre diversas outras. Reivindicações essas que precisam ser ampliadas, tais como a inclusão de mais recursos previstos no orçamento do governo estadual para a UEG, democratização da instituição, entre outras e que devem ser somadas com a luta por mudanças sociais mais gerais. O MOVAUT lança seu apoio total ao movimento grevista na UEG e conclama a toda a população a fortalecer essa luta que é daqueles que trabalham ou estudam nesta universidade mas que tem importância para todos nós.


MOVAUT – Movimento Autogestionário
Goiânia, 06 de maio de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário